« voltar

Inglês no currículo.

 

O pessoal do RH reclama que escrevem “fluente em inglês” nos currículos quando não o são. Vamos jogar um pouco de luz.

Antes, um aviso. Falar um idioma é desempenho individual. Por isso, o que vamos dizer é relativo.

 

O INGLÊS ETAPA POR ETAPA.

1) Inglês básico (conversação elementar).

2) Inglês intermediário (conversação situacional).

3) Inglês avançado (fala bem o inglês).

4) Inglês fluente (inglês com interação).

5) Inglês “near-native” (inglês parecido com o de “native”).

6) Inglês para fins específicos. .

 

1) Inglês básico (conversação elementar). 

“Inglês básico” é inglês limitado. A comunicação depende da boa vontade das pessoas envolvidas. No currículo é “inglês básico” ou “inglês de sobrevivência”.

 

2) Inglês intermediário (inglês situacional).

Atende apenas necessidades pessoais em conversas rápidas, encontros sociais.

Então, no currículo é “inglês intermediário” ou “se faz entender no inglês situacional”.

Na prática, muitas empresas aceitam esse inglês com a condição de continuar o estudo até atingir o nível exigido.

 

3) Inglês avançado (fala bem o inglês). 

Se você se expressa bem em inglês é “falo bem o inglês” ou “inglês avançado”.

 

4) Inglês fluente (inglês com interação). 

Se você disser que é “fluente em inglês” as empresas vão entender que…

Que você consegue conversar, debater, negociar, dar reuniões em inglês. Enfim, interagir em inglês seja com quem for; em que situação for; para que finalidade for.

 

5) Inglês “near-native” (inglês parecido com o de “native”).

Inglês praticamente igual ao de um “native speaker”.

É resultado de muito estudo e vivência intensiva na língua. Além da comunicação oral é capaz de entender e redigir documentos, contratos, etc. Enfim, domina a língua em todos os aspectos.

No currículo é “Near-native speaker (of English)” ou “Native-like speaker (of English)”.

 

6) Inglês para fins específicos. 

Acompanham as atividades ou profissões dos candidatos (inglês de engenharia, inglês de hotelaria, etc).

 

Obrigado.